domingo, 6 de junho de 2010

Brasília acaba com tabu e é campeão do NBB



Em 2008, o Brasília perdeu a final do Campeonato Nacional para o Flamengo.
Em 2009, os dois times voltaram a se encontrar na decisão, agora na temporada de estreia do NBB (Novo Basquete Brasil). Mais uma vitória flamenguista.
Neste domingo, a história finalmente mudou. Em um jogo tenso, cheio de erros e mudanças no placar, o time do Distrito Federal finalmente derrotou os cariocas.
Com a vitória de 76 a 74, o Brasília fez 3 a 2 na série decisiva da segunda temporada do NBB.
Méritos para a dupla de seleção Alex e Guilherme Giovannoni. Os dois foram guerreiros no fim do jogo e, com arremessos de 3 pontos, colocaram o time em vantagem no último período, em lances capitais para o resultado final.
O jogo foi disputado em Anápolis, após as confusões do terceiro jogo da série.
Em Brasília, após vitória do time da casa, torcedores invadiram a quadra.
Os jogadores do Flamengo, nervosos, brigaram. O ginásio Nilson Nelson, na capital federal, foi interditado. Seis jogadores do Flamengo foram denunciados e poderiam ser suspensos.
Os advogados do clube carioca, porém, conseguiram adiar o julgamento e as duas equipes jogaram com o que tinham de melhor.

O Jogo

O Brasília começou o jogo melhor. Com uma defesa forte, abriu 17 a 6 no primeiro quarto, após duas roubadas de bola sobre o ala Marcelinho Machado – o jogador reclamou bastante dos lances, alegando ter recebido falta nos dois lances.
Após uma jogada de 3 pontos, o time do Planalto Central voltou a abrir vantagem, fazendo 22 a 15.
No segundo quarto, porém, o técnico Paulo Chupeta fez uma mudança: mudou os jogadores e adotou a marcação por zona. Foi o que o Flamengo precisava.
Complicando as penetrações do Brasília, o Fla equilibrou o jogo, empatou o placar e foi ao intervalo em vantagem, 41 a 39. “Nós tivemos problemas com a marcação por zona deles e passamos a arremessar muito de fora. Parecia que estávamos perdendo, não ganhando. Foi um primeiro quarto excelente e um segundo horroroso”, disse o técnico Lula Ferreira ao SporTV no intervalo.
O terceiro quarto começou com reação do Brasília. Valtinho fez 11 pontos seguidos. O Fla, porém, voltou ao jogo e, com uma bola de 3 de Hélio, abriu 55 a 50. A parcial terminou em 55 a 22 para os cariocas.
O fim do jogo foi emocionante, com as duas equipes se alternando na liderança. O Flamengo liderou o placar até Guilherme Giovannoni aparecer decisivamente. Com duas bolas de 3, ele colocou o time na frente do placar. A pouco mais de dois minutos, foi a vez de Alex brilhar. Após sofrer uma lesão, ir para o banco rapidamente, voltou para a quadra mancando e fez uma cesta de três.
Com isso, abriu 70 a 66. A vantagem parecia garantir a vitória. Mas o armador Nezinho, do Brasília, errou. Perdeu um lance livre e jogou as bolas nas mãos de Hélio na saída de bola. O Flamengo empatou em 74 a 74 a 24s do fim. Quando restavam 4s para o estouro do cronômetro, Alex sofreu uma falta, antes do arremesso. Ele cobrou dois lances livres, acertou, e garantiu o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário