sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dicas de Poker - 25/06/2010



O papel da sorte no Texas Hold´em

Apesar de pessoas que não estão familiarizadas com o Hold’em Poker pensarem que se trata de um jogo de pura sorte, importantes universidades dos EUA realizaram estudos que demonstraram tratar-se de um jogo no qual intervém uma grande dose de habilidade.

Como acontece em muitas outras atividades, a sorte influencia de qualquer forma, mas, no longo prazo, cumpre-se a máxima que diz: "o bom jogador ganha, e o mal jogador perde”.

Nesses estudos, dividiram-se os participantes em dois grupos. Um grupo foi simplesmente posto para jogar; o outro foi instruído sobre as melhores estratégias e truques. Ao enfrentarem-se ambos os grupos em partidas de poker, os que haviam recebido instrução ganharam categoricamente dos que não tinham recebido essas informações.

Outro dado interessante que foi possível observar e confirmar: de fato, o poker é um jogo de habilidade no longo prazo. Em partidas curtas, a diferença entre jogadores instruídos e não-instruídos não foi tão grande como nas partidas longas, nas quais aqueles tiveram tempo de pôr em prática as estratégias que haviam aprendido.

Como conclusão, os doutores Detterman e Dedonno, encarregados dos estudos e testes, estabeleceram que a sorte é um pequeno fator no poker, que "camufla o fato de que o poker é um jogo de habilidade. Esses estudos demonstram que, a longo prazo, o fator determinante para a derrota ou vitória de cada um é a sua própria habilidade”.

Quando consideramos o jogo online, o fator sorte se dilui ainda mais, ao levarmos em conta variáveis muito mais importantes como a gestão do dinheiro disponível para jogar, o controle das emoções e a seleção das mesas.

Resumindo, podemos afirmar que o fator sorte é importante no curto prazo (em partidas ao vivo), mas que, à medida que os showdowns vão passando, a sorte passa a ser um fator de importância marginal. Portanto, se tivéssemos dinheiro infinito e fôssemos grandes jogadores – com conhecimentos de todos os aspectos do jogo -, ganharíamos grandes quantidades de dinheiro a longo prazo. Entretanto, a curto prazo, tudo pode acontecer; mesmo sendo favoritos – não importa o torneio ou a partida -, podemos ver como jogadores de níveis péssimos conseguem levar nossas fichas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário